Encontre aqui significados, conceitos e artigos sobre os mais variados assuntos.

Prós e Contras sobre o Enem Digital e Presencial

enem digital

Uma das formas de admissão em universidades e instituições de ensino superior variadas de maior popularidade no Brasil é o ENEM, o Exame Nacional para o Ensino Médio, que oportuniza o acesso direto e mais facilitado a diversas instituições de ensino superior todos os anos aos brasileiros, seja em instituições públicas ou ainda através de bolsas de 50% ou 100% em instituições privadas por meio de programas que permitem o uso da nota.

Com o passar dos anos a necessidade de adequação ao meio digital como também em situação da pandemia que o país vivencia em atual momento, o ENEM passou a ser ofertado em duas modalidades, na modalidade presencial e na digital. No entanto a nova modalidade, a digital, gera ainda muitas dúvidas e incertezas. Quer saber mais sobre qual seria a mais vantajosa? Então, vamos lá!

Prós e Contras do Enem Digital

Os principais pontos prós ao Enem Digital são o baixo impacto ao meio ambiente, sem necessidade de nenhum tipo de impressão de material, o baixo custo com aplicação das provas e ainda com a locomoção até os locais de aplicação pelo indivíduo, a possibilidade de interação e ainda uma maior taxa de segurança.

As desvantagens e contras do Enem digital são a possibilidade de problemas com infraestrutura dos locais das provas, principalmente com a conexão à internet e segurança da informação.

Prós e Contras do Enem Presencial

O Enem presencial é o modelo convencional aplicado até hoje na prova, que tem como desvantagens alta quantidade de impressões e ainda necessidade de contratação de diversos funcionários, sendo um ponto não tão bom para o MEC. Já para os participantes a necessidade de se deslocar até a instituição onde será realizada a prova e ainda ter de lidar com a ergonomia da sala que nem sempre tem uma climatização necessária e ainda conforto nos assentos.

Qual devo fazer?

Então, qual usar? A ideia é utilizar aquele que se tornar uma opção mais vantajosa para você, caso queira participar do processo evitando ainda mais distanciamento social, escolha o Enem digital, caso não tenha opte pelo Enem presencial, valendo ainda lembrar que a nova modalidade está sendo inserida atualmente e dando os primeiros passos, com a possibilidade de ocorrência de determinadas divergências, mas o MEC estará sempre disposto a resolver eventuais problemas.