Encontre aqui significados, conceitos e artigos sobre os mais variados assuntos.

Entenda a origem das siglas e veja as 10 mais curiosas

siglas

 

Hoje em dia, principalmente com o advento que a internet teve nas últimas décadas, a ideia de utilização de siglas se difundiu cada vez mais, permitindo que as pessoas pudessem facilitar a linguagem, mas ao mesmo tempo dificulta a compreensão por algumas pessoas que não conhecem as siglas usadas.

Pensando nisso, trouxemos hoje algumas siglas bastante usadas em processos e serviços atualmente que você possa ainda não saber a origem curiosa, mas somente o significado, ou possa ainda descobrir tudo de uma só vez. Vamos lá!

1 - GIF

GIF se refere a imagens móveis, significando “graphic interchange format”, podendo variar bastante em pronúncia, sendo o ideal e de acordo com sua origem chamar de JIF e não GUIF.

2 - Emoji

Os emojis são japoneses, criados em 1999 em conceito para mostrar emoções em mensagens escritas, vindo de três caracteres japoneses, 絵 (e = imagem),文 (mo = escritos) e字 (ji = caractere). Kurita, criador, não conseguiu provar seus direitos autorais e perdeu a criação para a Apple.

3 - Troll

O termo atualmente significa trolagem, mas veio de um grupo de usuários de grupos de discussão sobre lendas e fábulas usando a figura do troll para falar de forma sátira com os novos integrantes, pregando peças neles, o que acabou colando com o passar do tempo.

4 - Cookies

Cookies são armazenadores de informações sobre usuários de sites, fazendo alusão ao biscoito chinês da sorte que guarda dentro de si alguma informação que pode ser valiosa.

5 - Bluetooth

Seu nome tem origem curiosa, significando uma rede de conexão sem fio, e fazendo alusão em nome ao rei de mesmo nome do século X que tinha um dente tão podre que parecia azul, saindo em ideia de uma conversa de bar entre os engenheiros responsáveis pelo projeto.

6 - Bug

Bug sempre significou defeito, sendo um termo curiosamente usado já por Thomas Edison em suas anotações para fazer alusão a um circuito com defeito.

7 - Spam

Spam na verdade é uma marca de carne pré-cozida bem popular que acabou significando o que é hoje, postagens repetitivas enviadas por usuários da internet, depois de um programa de humor da tv fazer alusão à quantidade de vezes que a palavra era usada em restaurantes, também em excesso.

8 - Hashtag

O símbolo # não é hashtag e sim a junção dele com alguma palavra, ele sozinho é apenas cerquilha, tralha ou jogo da velha.

9 - Hack

Hack significava antigamente apenas quem detinha poder e conhecimento sobre a utilização de um sistema, como de rede elétrica, e que estava manuseando esse sistema. Hoje em dia significa praticamente a mesma coisa, mas forma maléfica e mais precisamente para o mundo virtual.

10 - Podcast

O termo significa a notícia ou informação falada, por meio de áudio, e recebeu esse nome devido uma matéria jornalística feita para falar sobre a descoberta e uso desse modelo de propagação de informação, indicando os possíveis nomes que poderia ser chamado, e esse pegou. Falando nisso, qual é o seu Podcast preferido? E porque?