Encontre aqui significados, conceitos e artigos sobre os mais variados assuntos.

As 10 gírias mais curiosas e conhecidas no Brasil

gírias  

O Brasil é um país que tem uma cultura bastante diversificada, que pode ser percebida em diferentes formas de manifestação, sendo uma delas através da fala, que é carregada de gírias e elementos específicos de cada região, podendo ser facilmente compreendida nesses locais e com difícil interpretação em outras regionalidades.

Hoje, separamos as 10 gírias mais curiosas e conhecidas no Brasil, como também suas origens e seus significados. Ficou curioso para descobrir mais sobre elas? Então, vamos lá!

1 - Pagar sapo

Essa gíria é de origem nordestina, e significa “passar vergonha”, sendo mais falada na região de Alagoas. Um exemplo dessa gíria seria “paguei um sapo ontem à noite daqueles”.

2 - Égua

A expressão é de origem da região norte, bastante usada no Pará e pode se encaixar em diversos contextos, mas em sua essência ela significa espanto, como um sinônimo para “nossa”. Um exemplo seria “égua, tu conseguiu comer esse lanche todo sozinho?”.

3 - Só quer ser as pregas

Essa é uma gíria bastante comum na região nordestina, sendo lá que se originou, sendo usada de forma geral pelos paraibanos, querendo dizer que determinada pessoa é alguém muito metido, que se acha demais. Um exemplo seria “Fulano só quer ser as pregas, não fala com ninguém!”.

4 - Bolado

Bolado é uma gíria que tem origem a região sudeste do país, significando diversas coisas, mas sendo sinônimo de alguém que se encontra chateado, indignado, constrangido, decepcionada, etc., sendo comum de uso entre os cariocas. Um exemplo seria “Eu fiquei muito bolado com a forma que ela me tratou ontem”.

5 - Bexiguento

A expressão bexiguento é de origem nordestina, muito comum pelo Sergipe, mas também usada em outros estados, significando alguém que não vale nada. Um exemplo seria “não aceito esse bexiguento sair com a gente”.

6 - Descabriado

Essa gíria é da região centro-oeste, mais precisamente do Mato Grosso, significando alguém descontrolado. Um exemplo seria “Ele bebeu tanto que está descabriado”.

7 - Dar uma banda

Essa gíria é de origem sul, muito comum no Paraná, significando dar uma volta, por exemplo “vou dar uma banda pela festa”.

8 - Trem

Trem é de origem do Sudeste, mais precisamente de minas, é usada para se referir a absolutamente qualquer coisa, substituindo o nome de objetos, como “me dê esse trem” e “ô trem ruim esse lanche”.

9 - Tri

Tri é de origem sul, no Rio Grande do Sul, e usada para intensificar algum adjetivo ou sensação, por exemplo “amei esse almoço, é tri bom”.

10 - Bereré

Bereré é de origem centro-oeste, muito usada no Mato Grosso, e dá ideia de propina ou dinheiro fácil, como por exemplo “ele só fez isso porque aceitou bereré do fulano, se não nem teria feito”.