Encontre aqui significados, conceitos e artigos sobre os mais variados assuntos.

15 siglas que você precisa saber o que significam

As siglas que nós utilizamos aqui no Brasil são bem importantes e você precisa muito conhecer. Então, trouxemos nesse artigos 15 siglas que usamos de uma forma tão automática no dia-a-dia que muitas vezes nem percebemos.

1 - A primeira delas, muito comum e bastante útil é ONG exatamente, nós escrevemos assim: O-N-G e falamos ONG: Organização Não Governamental, muito importante, muito comum temos muitas ONGs aqui no Brasil, e então você precisa conhecer.

2 - A segunda, aproveitando o gancho, é a OMS - O- M - S, Organização Mundial da Saúde. Sigla que estamos escutando bastante atualmente nesses tempos de pandemia.

3 - A terceira, que é bastante usada pelos  profissionais de Economia é  PIB, é assim que a gente pronuncia PIB, escrevemos P- I- B mas falamos o PIB.

4 - Outra sigla bastante comum por aqui é DDI. Qual é o DDI do seu país? Ou seja, o código, né? DDI - Discagem Direta Internacional. Você sabe qual é o nosso DDI?

Quantos códigos DDD você sabe de cabeça?

 

5 - Mas se você mora em outro estado, perguntamos qual é seu o DDD? Discagem Direta a Distância. Qual é o DDD da sua cidade? Para quem mora em São Paulo o DDD é 11. Correto? No Rio de Janeiro é 21.

6 - Então, agora chegamos em CEP, mas o que significa? Código de Endereçamento Postal. Quantas milhares de vezes já não tivemos que falar ou escrever o nosso CEP nos cadastros que fazemos mundo afora, não é? Chega uma hora que é praticamente impossível de esquecer.

7 - Essa certamente deve ser uma das siglas que mais usamos na vida, CPF. Seria o nosso documento de identificação nacional. Então é o Cadastro de Pessoas Físicas.

9 - Juntamente com o CPF, precisamos ter o RG que é o Registro Geral. Então, nós temos esses dois documentos em formatos de números, bem importantes aqui o que mais pedem que é o CPF. Mas precisamos ter sempre os dois.

10 - E pra quem é de fora do Brasil? Qual documento precisa usar? Nesse caso, é necessário ter um RNE, Registro Nacional de Estrangeiros. Então, também é um documento de identificação extremamente importante.

11 - A verdade é que temos diversos documentos aqui, mas ainda não terminou. Temos também a CNH, que é a Carteira Nacional de Habilitação. Para tirar esse documento é necessário ir ao DETRAN.

12 - Sim, Detran. você precisar tirar a CNH ou tem que renovar sua carteira de motorista? Então, você precisa ir ao DETRAN que é o Departamento Estadual de Trânsito, no qual você vai adquirir diversos documentos em relação a carros, motos e outros.

É uma verdadeira sopa de letras

 

13 - Pegando uma carona, temos o IPVA que é o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Aqui no Brasil, esse imposto também é pago anualmente. Dependendo do ano de fabricação do carro, é dada a isenção desse imposto.

14 - Juramos que esse artigo é só sobre siglas, mas como não lembrar de IPTU? que é o Imposto Predial e Territorial Urbano. O imposto que pagamos pela casa que possuímos. Mais um imposto a ser pago de forma anual.

15 - Fechando as 15 siglas, para nós que moramos aqui, também é muito comum ouvir falar sobre o FGTS, que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Aquele valor que a empresa deposita todo mês para o funcionário, para o empregado, e que depois que termina o contrato de trabalho ou  quando vai se aposentar a pessoa tem o FGTS. Existem outras condições nas quais o FGTS também pode ser liberado.

Bom, é isso, gente! Muito obrigado por ter chegado até aqui. A gente se encontra nos próximos artigos!