Encontre aqui significados, conceitos e artigos sobre os mais variados assuntos.

10 razões para usar mapas mentais nos seus estudos

Os mapas mentais são uma ótima forma de estudar ou fazer apresentações. Eles são de grande ajuda para diagramar ideias e fazer a relação entre informações. Selecionamos 10 bons motivos para usá-los no seu dia-a-dia.

1 - Facilita a memorização

Um mapa mental bem estruturado ajuda na memorização das informações, ligando uma ideia com outra. Mas não é simplesmente decorar e sim fazer conexões visuais sobre determinado assunto. Esse tipo de estratégia vem sendo estudada como um gatilho de memória.

2 - Melhora a criatividade

Um mapa mental pode ser uma grande ferramenta durante à véspera de uma prova. Ele também permite desenvolver bastante a criatividade, utilizando as palavras-chave que vêm à mente.

3 - Ajuda a organizar melhor as ideias

Um mapa mental é uma ótima estratégia para aqueles que têm dificuldade em organizar as ideias. Ele é de grande ajuda na hora de estudar e aprender mais para uma prova, testes, concursos etc.

Um bom mapa mental organiza qualquer tarefa

 

4 - Auxilia no planejamento de negócios

Com um mapa mental é possível traçar as melhores estratégias para a vida profissional. Ele ajuda a estabelecer as prioridades e o tema central de uma discussão, por exemplo.

5 - Ajuda a gerenciar projetos

Um mapa mental ajuda muito no gerenciamento de projetos dentro de um negócio. Assim, na hora de fazer a administração de tarefas, fica mais fácil determinar as principais metas e objetivos.

6 - Ajuda na organização de tarefas do dia a dia

O dia-a-dia pode ser bastante corrido fazendo com que esqueçamos de realizar algumas tarefas. Um mapa mental ajuda a organizar melhor as atividades que precisam ser feitas.

7 - Auxilia na fixação do aprendizado

A fixação do aprendizado é o principal ponto para utilizar um mapa mental. Ele ajuda a guardar e absorver as informações com maior facilidade.

Projetos e estudos otimizados sempre!

 

8 – É um ótimo apoio visual

Um mapa mental ajuda a alinhar todas as “peças” que podem parecer soltas e desconexas. Ou seja, ele é como um grande solucionador de um quebra-cabeça.

9 – Melhora a concentração

Um mapa mental é como um guia que ajuda a ordenar pensamentos e melhorar a concentração.

10 – Ajuda a escolher as melhores perguntas

Pra finalizar, ao estudar com um mapa mental é possível fazer questionamentos mais interessantes na aula ou reunião.