Os Jogos Olímpicos são um evento de grande porte que acontece periodicamente e movimenta o mundo inteiro, trazendo a participação de atletas de diferentes nacionalidades que representam suas regiões através de modalidades presentes nos jogos olímpicos, como natação, ginástica, entre diversos outros grandes grupos e ainda segmentos dentro desses grupos.
Nos Jogos Olímpicos 2021, vários fatos que podem ser considerados interessantes, assim como todos os anos, mas ainda ao mesmo tempo diferentes, devido o momento de pandemia que o mundo vivencia, sendo o primeiro deles a necessidade de adiar as próprias olimpíadas como um dos fatos. Vamos conhecer outros!
1 - Alta participação atlética mundial
Pode ser considerado o primeiro fato, contando nos Jogos Olímpicos 2021 com mais de 11 mil atletas de 204 países participantes.
2 - Primeira edição da Era Moderna a ser adiada
Devido à necessidade de seguimento dos protocolos de saúde em meio à pandemia de Covid-19, sendo marcada somente para o mês de Julho de 2021.
3 - Data de estudo do roteiro se iniciou em março de 2020
Devido à necessidade de adequar ao modelo necessário em relação à pandemia que o mundo vivencia.
4 - Participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2021
Contando com 152 atletas classificados, mas com expectativa, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, COB, de conseguir um total de 250 vagas.
5 - Prejuízo causado pelo adiamento das olimpíadas
Custou um prejuízo de centenas de milhões de dólares.
6 - Número de atletas estava comprometido em redução
Cerca de 400 dias antes da data inicial dos jogos, onde o comitê organizador pensava em diminuir as inscrições disponíveis em até 13 instalações gerais.
7 - Uso de aplicativo de rastreio de atletas
Para melhor controle será usado nos jogos, para registrar a movimentação deles, como também de voluntários, organizadores e jornalistas.
8 - Governo japonês irá garantir vacinas contra Covid-19
Para a população e atletas em grande quantidade para suprir a demanda e evitar um boom do vírus próximo à realização das olimpíadas.
9 - Participação rápida e somente no horário necessário
De todos os atletas, evitando aglomerações, precisando sair da Vila Olímpica logo após suas competições.
10 - Novas datas para realização do evento
Foram marcadas, até o momento, mais precisamente nas datas de 23 de julho a 8 de agosto, com paralimpíadas para o dia 24 de agosto a 5 de setembro.