Encontre aqui significados, conceitos e artigos sobre os mais variados assuntos.

10 dicas de como manter o foco nos estudos

Por muitas vezes manter o foco nos estudos por várias e várias horas pode ser uma tarefa um tanto complicada, às vezes pelo conteúdo que se pretende aprender e outras vezes pela própria tarefa de estudar coisas complexas ou não, uma vez que nem sempre se tem a condição de manter uma concentração completa durante toda essa tarefa. Mas existem formas de driblar essas dificuldades e dispersões e conseguir aproveitar ao máximo seu momento de estudos.

Pensando em te ajudar com isso, preparamos hoje uma série com 10 dicas especiais de como manter o foco nos estudos. Quer ficar por dentro de tudo? Então, vamos lá!

1 - Escolha um local adequado para estudar de forma mais cômoda. O importante é que esse lugar seja sempre o mesmo, para que seu cérebro associe com mais facilidade ele ao hábito do estudo diário, sendo um local sem barulho e sem interrupções.

 2 - Organize seus materiais antes mesmo de começar a estudar. Um local bagunçado pode prejudicar o seu rendimento nos estudos, já que você pode perder tempo procurando por algo quando deveria estar revisando conteúdos, eliminando qualquer coisa que pode ser gatilho para sua procrastinação.

3 - Trabalhe com cronograma fazendo previamente e seguindo à risca. Indique suas metas de forma mais geral e o que você deve fazer todos os dias para chegar a isso, separando em conteúdos a serem estudados e horas dedicadas a isso.

4 - Tenha prioridades nos seus estudos em relação aos conteúdos e quantidade de tempo destinado a eles. Selecione o que você tem mais dificuldade e se dedique mais a isso, sem deixar de lado os demais conteúdos que precisam ser aprendidos, revisando tudo de acordo com o grau de necessidade.

Um ambiente de estudos organizado é fundamental

5 - Pausas são necessárias para que você possa se situar mentalmente. Pode parecer contraditório, mas focar em algo e manter a concentração não quer dizer que você dedicará 100% do tempo a isso, seu cérebro precisa descansar para conseguir chegar a um resultado satisfatório nos seus estudos, então dê pequenas pausas, mas não abuse delas.

6 - Evite distrações durante seus estudos, deixando de lado tudo aquilo que pode lhe prejudicar ou ser gatilho para procrastinação, como o celular, se não tiver estudando por ele, por exemplo.

7 - Use a tecnologia a seu favor sempre. Todas as tecnologias são verdadeiras aliadas para o estudante, mas se você não souber utilizá-las, elas podem acabar te dispersando facilmente. Então, uma dica seria caso você estude pelo celular, por exemplo, baixar um app que marque seu tempo dedicado a estudo e descanso, e assim ter um balanço de suas atividades. Ou usar para isso o velho e conhecido relógio.

8 - Escreva os conteúdos que for aprendendo para que eles possam ser frisados em sua mente, e ainda para quem possam ser acessados posteriormente para fim de revisões.

Corpo hidratado e cérebro turbinado

9 - Deixe claro a todos que está estudando e peça encarecidamente que evitem conversar ou solicitar tarefas a você durante esse período que deve ser dedicado totalmente aos seus estudos.

10 - Exercite-se para evitar problemas na coluna e articulações, faça alguns alongamentos simples e aqueça a sua musculatura para cuidar melhor de sua saúde nos períodos de pausas entre os estudos.

Uma dica que pode entrar aqui como um bônus é sempre ter uma garrafa com água por perto, afinal beber água de tempos em tempos é mais do que recomendável. Enfim, esperamos que todas essas dicas possam te ajudar bastante em seu objetivo que é o foco nos estudos. E muito boa sorte na sua vida profissional!